OPEN BANKING, o que significa?

E os últimos meses foram intensos para o que agora chamamos de OPEN BANKING, uma forma nova de lidar com os bancos e as suas finanças.

16/02/22 às 11:46
OPEN BANKING, o que significa?

Fintechs, bancos digitais, pix, metaverso... É, realmente estamos cada vez mais inclinados para a tecnologia.

E os últimos meses foram intensos para o que agora chamamos de OPEN BANKING, uma forma nova de lidar com os bancos e as suas finanças.

A ideia principal do OPEN BANKING é garantir uma experiência melhor para o próprio cliente.

Esse modelo novo de negócios permite que todas as informações, que antes eram privadas e não podiam ser compartilhadas entre bancos, agora sejam de livre acesso.

Mas o que isso quer dizer? Bem, desde que o usuário da conta permita, os outros bancos podem ter acesso aos seus dados bancários.

Da forma tradicional, os seus dados ficam exclusivamente sob o controle do seu banco, elevando custos operacionais e fazendo com que o cliente seja refém disso, afinal para oferecer tal suporte é preciso de equipe, aplicativos e sistemas operacionais que exigem custos.

Uma vez que no Open Banking, os bancos viabilizam interfaces via APIs (Application Programming Interfaces ou Interfaces de Programação de Aplicações) para que os apps e serviços sejam desenvolvidos por outras empresas, proporcionando aperfeiçoamento e valor à organização. Essas interfaces via APIs são incorporadas às contas dos clientes, tornando a experiência perfeita, abrangente e eficaz, por meio de reconhecimento facial, entre outras tecnologias, que tornam a transação muito mais segura.

O desenvolvimento desses sistemas é realizado pelas parcerias com startups especializadas em segurança de dados, fintechs e outras companhias de tecnologia.

Com esses processos sendo executados por profissionais especializados, o banco consegue focar em seu negócio principal e oferecer um serviço de alto nível em qualidade, atenção e, no caso, da YESBANK, humanização.

Popular no momento Split de pagamento para comércios Dicas para comércios Split de pagamento para comércios
Mundo fintech OPEN BANKING, o que significa?
Dicas para comércios Banco Digital para Negócios
YESBLOG

Você usa um banco digital ou um banco digitalizado?

Se você utiliza os serviços de um banco tradicional que possui plataformas virtuais como internet banking, app, entre outras tecnologias, não ...

Ler mais
YESBLOG

NOTA OFICIAL

Ler mais